O que é armazenamento em nuvem?

Entregar a idade as vezes é necessário e quando fala-se em armazenamento em nuvem é preciso relembrar os velhos tempos. Você já ouviu falar de disquetes, cds e pen drivers como formas de guardar arquivos?

Se a sua idade for menor do que 18 anos é provável que não, porém se for maior você já tem conhecimento sobre todas. Atualmente, cada vez mais armazenar em nuvem tem feito sucesso e alguns sites oferecem de graça.
Google, com o Google Drive e a Microsoft, com o One Drive, são exemplos conhecidos e o serviço é gratuito. Mesmo assim, esse assunto requer atenção e cuidado, porque pode ser um tema ainda desconhecido para você.

O milagre do século XXI: Armazenamento em nuvem

Se no século XX, o telefone tomou proporções mundiais e ficou bem acessível, o mesmo pode-se dizer da internet nesses tempos. Até os anos 2000, no Brasil, os computadores não eram nada populares e poucas pessoas tinham.

Em resumo, o armazenamento em nuvem pode ser explicado como uma tecnologia para guardar dados na internet. Para tal é preciso de um servidor online sempre disponível, podendo armazenar algumas informações.

Os maiores exemplos são os documentos, fotos, vídeos e projetos em geral sem ser preciso ter um HD no computador. É possível editar, compartilhar, excluir arquivos, vídeos, fotos, aplicativos e contatos de maneira livre.

Essa vantagem é fundamental para a segurança, fazendo com que os arquivos estejam sempre seguros. Vale destacar que o armazenamento em nuvem dispensa totalmente a necessidade de armazenar no computador.

Pode ser um computador pessoal, notebook, smartfone ou mesmo tablet, não te atrapalham a guardar as informações. Tudo fica armazenado e disponível nesse ambiente virtual, podendo ser acessado a qualquer momento.

Funcionamento

Aprender o que é o armazenamento em nuvem já foi possível, porém é preciso ir além e citar o funcionamento. Outra informação crucial é que cada vez mais esse tipo de tecnologia tem crescido e muitos estão utilizando.

Conforme foi citado anteriormente, grandes empresas de tecnologia oferecem essas alternativas para armazenar. A Google e a Microsoft você já conhece, entretanto, a Apple também tem uma excelente alternativa.

Todos esses servidores tem muita capacidade de armazenamento e estão localizados a muitos quilômetros do usuário. Esse fato vale mesmo se você estiver conectado a internet e esse fato não tem qualquer diferença.
O funcionamento em si do armazenamento em nuvem não é nada complicado de ser entendido. Sendo assim, é a hora mais propícia para aprender como tudo funciona e a seguir confira como acontece:
• Um usuário acesse um serviço de armazenamento em nuvem nesse servidor;
• Nisso é possível enviar os arquivos pela internet e deixar guardado em segurança em pouquíssimos segundos;
• Esses arquivos estão enviados automaticamente salvos e distribuídos em vários tipos de servidores diferentes;
• Se por acaso algum falhar, o usuário nunca fica sem acesso aos arquivos disponíveis pelos demais servidores;
• Vale destacar que também não perde o que foi guardado lá.

Deu para perceber que o armazenamento em nuvem em si não é nada complicado e todos podem entender. Na prática é mais simples ainda de entender, porque a facilidade é uma característica da tecnologia.

Colocando as “mãos na massa” os passos são semelhantes ao armazenamento que você já conhece. É possível até usar arquivos RAR ou ZIP para puxar pastas diretas ou criar da maneira correta.

Benefícios

Chega-se ao grande momento de aprender mais sobre os benefícios que o armazenamento em nuvem oferece para o seu caso. Dessa forma, a seguir será possível conferir 7 vantagens que você sentirá por essa tecnologia:
• Reduz os custos e também os dispositivos- Armazenar em HDs não é mais tão efetivo, porque se deteriora e o armazenamento digital não, ou seja, você gasta menos e não precisa de tantos dispositivos.
• Mais dinamismo e mobilidade- Utiliza bastante o serviço de armazenamento na nuvem oferece bem mais praticidade. Com uma conexão estável pela internet dá para ganhar muito mais tempo.
• Segurança de dados- Nenhum servidor deseja colocar em risco os seus arquivos pessoais ou mesmo profissionais. Dessa forma, a segurança é um ponto positivo e não existem problemas com esse fato.
• Facilita os projetos colaborativos- Dá para compartilhar com os outros usuários e, assim sendo, o acesso é permitido. Os participantes não precisam sair de casa para participar e agiliza bastante as tarefas.
• Escalabilidade de negócios- O custo é bem reduzido e é possível ter bem mais agilidade, segurança e a possibilidade de muitas pessoas conseguirem trabalhar ao mesmo tempo nesse projeto.
• Personalização de recursos- A maioria dos serviços são gratuitos, porém tem outros planos personalizados de acordo com a necessidade. Por exemplo: de maneira individual ou mesmo para empresas.
• Não é preciso instalar nada- Em grande parte dos servidores e aplicativos não exigem qualquer tipo de instalação no dispositivo. Agendas, calendários, planilhas e editores de texto estão disponíveis.

Por fim, é possível concluir que o armazenamento em nuvem é mais uma vantagem que a tecnologia oferece. Cabe apenas seguir essa tendência, economizar e se preparar, porque são chegados os novos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.