CRM e Atendimento: Entenda o impacto da tecnologia no relacionamento com o cliente

Atualmente, várias empresas oferecem os mesmos produtos e concorrem entre si pela atenção dos clientes, mas o que seria responsável por realmente gerar a venda? O atendimento!
A tecnologia por trás do relacionamento com o cliente é essencial para que você possa ter sucesso na empresa.

Qual Significado de CRM?

CRM é a sigla que significa Customer Relationship Managment, que em português é conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Podemos simplificar o CRM como um conjunto de procedimentos que possibilitam a empresa a ter um relacionamento próximo com seus clientes, gerando não só novos clientes como também objetivando a fidelização de todos os consumidores da marca.

Estruturando na Sua Empresa

Antes de partir para a pesquisa sobre qual ferramenta de apoio será necessária adquirir para investir no relacionamento com seus clientes, é preciso definir a estrutura de relacionamento com o cliente que sua empresa irá adotar.

Antes de investir na ferramenta em si é preciso considerar quais tipos de canais serão utilizados pela sua empresa para que de fato o relacionamento com o cliente exista, ou seja, você vai utilizar e-mail marketing? Ou prefere manter um chat no seu site?

Observar esses aspectos que são importantes para a relação com o cliente é decisivo para que você escolha uma ferramenta apropriada para otimizar o trabalho na sua empresa.

Objetivos do CRM

Antes de investir na escolha da melhor ferramenta para gestão do atendimento aos seus clientes, observe quais são os objetivos da sua empresa, em geral o CRM atende às seguintes expectativas:
• Auxilia na busca por novos clientes;
• Auxilia na fidelização de clientes;
• Melhora a satisfação dos seus consumidores;
• Te ajuda no gerenciamento de pesquisa, para compreender melhor as necessidades e expectativas dos seus clientes.

Mas é lógico que o programa só irá funcionar e cumprir com todas as suas expectativas se ele for escolhido de acordo com a sua necessidade atual, por isso, é importante já conhecer seu perfil de clientes e quais são as necessidades dos seus próprios colaboradores para melhorar a forma como eles lidam com esses consumidores.

É justamente com essas informações que a ferramenta CRM poderá ser escolhida da melhor forma possível para sanar as necessidades atuais dos seus funcionários.

Automação do Atendimento ao Cliente

De forma geral todas as automações são interessantes para diminuir os custos da empresa, afinal, quando se automatiza o atendimento ao cliente por exemplo, sobra mais tempo para que os seus funcionários trabalhem em outras áreas da empresa, como o próprio marketing para atrair novos clientes.

A possibilidade de automação faz com que a sua empresa passe a valorizar ainda mais a expertise dos profissionais envolvidos em todos os setores da empresa, porque eles terão tempo de realmente desenvolver suas habilidades gerando melhorias para o cotidiano laboral.
Uma vez que não precisarão atender aos clientes de forma contínua e dedicada, como acontecia antes da automatização.

Para cada empresa haverá uma opção de automatização mais adequada, afinal, tudo irá depender do perfil dos seus clientes, se eles apenas buscam por informações básicas, se desejam solucionar problemas corriqueiros ou se estão em busca de um atendimento mais pessoal.

De toda forma, automatizar essa etapa de atendimento inicial, facilita a coleta de dados e diminui a necessidade de funcionários inteiramente disponíveis somente para essa função.

Satisfação do Cliente

Estamos vivendo uma era cada vez mais digital e justamente por isso é natural que os clientes procurem por agilidade no atendimento.

Ao automatizar o atendimento inicial dos seus clientes, você oferece justamente essa satisfação ao cliente por ter sido rapidamente atendido e ter tido seu problema inicial solucionado.

E como toda empresa tem como principal objetivo a satisfação do cliente, tende a ser lógico que essa automatização gera uma maior satisfação e também fidelização do consumidor.

Podemos elencar essa fidelização do seu consumidor como o principal benefício da automatização do seu atendimento ao cliente. O que, por consequência gera um grande impacto positivo nas suas metas de fidelização ao cliente.

Te diferenciando assim, de todos os demais concorrentes que estão buscando a atenção do seu cliente.

Impacto Financeiro

Apesar de muitos empreendedores não perceberem ainda essa automatização como algo positivo, ela gera um grande impacto nos lucros da empresa!

A automatização de atendimento de empresas de médio porte diminui consideravelmente os custos operacionais, aumentando o lucro da empresa.

Logicamente, é importante se lembrar que será preciso realizar um investimento inicial para implementar essa novidade no atendimento, inclusive pode ser preciso treinar seus colaboradores para utilizar as ferramentas de forma adequada.

Passada essa etapa, a utilização correta das ferramentas de relacionamento com o cliente fará total diferença na lucratividade da sua empresa, aumentando a procura dos clientes e diminuindo consideravelmente seus gastos, o que é o sonho de todo empreendedor! E você, o que ainda está esperando para iniciar essa revolução na sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.