Iniciei meu e-Commerce… eu preciso de um ERP?

Um e-commerce necessita de organização para que seja bem-sucedido, ao se aventurar e iniciar seu primeiro comércio eletrônico é normal ter dúvidas!

Se você está procurando orientação sobre quando de fato seu e-commerce irá precisar de um ERP e o que seria esse sistema, continue lendo! Nós iremos esclarecer essas questões para quem iniciou agora se sentir mais confiante.

O Que é ERP?

Antes de saber se você precisa de ERP, é preciso entender o que de fato é esse sistema pra verificar se ele é realmente necessário para o seu comércio eletrônico de sucesso ou se ainda não é um investimento necessário.
ERP é uma sigla referente a Enterprise Resource Planning que no português é entendido como Sistema de Integração de Gestão Empresarial. Ou seja, o sistema integra todos os dados e processos de uma empresa, facilitando o gerenciamento da mesma.

Isso irá ajudar por exemplo a controlar o estoque, evitando que a loja venda produtos que não estão disponíveis para a entrega ao cliente.

Integração no Comércio Eletrônico

A venda de produtos no seu comércio eletrônico depende diretamente da reputação da sua empresa, que deve ser alavancada pela boa experiência de compras de cada cliente.

No entanto, se o cliente não passa por uma experiência agradável, a tendência natural é que essa pessoa reclame com outras e lentamente a difamação sobre a sua loja online cresça, principalmente quando o cliente compra um produto e ele não está disponível para ser entregue.
Esse tipo de problema é muito comum com o crescimento do e-commerce, por isso, o ERP é um excelente investimento, diminuindo as chances de que os erros de estoque aconteçam e atrapalhem o seu sucesso.

Escolhendo o ERP

Se você acabou de iniciar seu e-commerce, é preciso apenas estar informado e entender a importância do ERP por agora, para que você saiba o exato momento para realizar esse investimento e gerar a integração no seu comércio eletrônico com o uso da ferramenta correta.
A hora mais apropriada para investir o ERP é quando seu comércio eletrônico atinge a marca de mais de 15 vendas diárias, porque nesse momento já fica mais difícil gerenciar o estoque de maneira manual.
Podendo ocasionar as falhas nas vendas dos produtos e com isso, a diminuição da credibilidade de sua loja junto aos clientes, o que impede seu comércio eletrônico de ser um total sucesso.

Como o seu objetivo é ter um comércio eletrônico de sucesso, a partir dessa etapa será preciso fazer esse investimento em logística para e-commerce, de modo que tudo funcione da melhor maneira possível para satisfazer seus clientes e te gerar um bom lucro.

O ERP Certo

Existem diferentes sistemas de integração de gestão empresarial, sendo preciso escolher de forma sábia para que o programa possa ser facilmente usado por todos os envolvidos na gestão do seu e-commerce.
Além da fácil usabilidade da interface, é preciso levar em conta se o sistema é compatível com a plataforma do seu e-commerce, para que o sistema possa realmente funcionar com eficácia e não se tornar a fonte de mais um problema.

Afinal, escolher um sistema incompatível com a plataforma irá fazer com que sua empresa gaste dinheiro e tempo tentando realizar ajustes ao invés de fazer um investimento no seu bom funcionamento.

Observe a quantidade de vendas diárias que sua empresa vem apresentando, observe as informações que aparecem com prioridade na interface do programa a ser escolhido e verifique se de fato este é o mais indicado para a sua empresa, optando sempre por dar uma boa pesquisada entre os concorrentes antes de decidir.

Lembre-se que esse sistema é um investimento em sua empresa, por mais que atualmente seu e-commerce não tenha o porte que você deseja, o ERP correto irá te ajudar a alavancar as vendas.

Por isso, na hora de escolher o melhor programa não observe apenas o preço a ser investido nessa contratação, porque esse é o tipo de situação em que o barato pode sair caro.

Desde a Fase de Planejamento

Mesmo não sendo um sistema necessário no seu primeiro dia de vendas do e-commerce, é importante observar que antes mesmo de escolher a plataforma para abrir o seu comércio eletrônico, o ERP já deve ser considerado.

Sabendo que existe a necessidade futura da utilização desse sistema, você tem como escolher uma plataforma para a abertura do e-commerce que seja compatível com o ERP que você deseja utilizar em sua rotina.

Isso facilita muito a organização da empresa quando a utilização do ERP realmente for inevitável, uma vez que será possível inclusive economizar escolhendo um sistema de gestão que seja eficaz e custe menos, mas que seja compatível com sua atual plataforma de vendas.

Por isso, se você ainda está estudando para abrir o seu e-commerce, sugerimos que o uso do ERP seja estudado já no planejamento da empresa de modo que você consiga se planejar previamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.