O que é certificado digital?

Certificado Digital é um arquivo de identidade virtual, onde permite sua identificação à outra pessoa ou computador de maneira segura, através de meios virtuais.

O que é Autoridade Certificadora?
É a entidade responsável por emitir certificados digitais. Estes certificados podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como: pessoa, computador, departamento de uma instituição, instituição, etc.

O que é preciso para adquirir um certificado Digital?
Para obter a identidade digital deve-se procurar uma Autoridade Certificadora e preencher um formulário com seus dados, escolher uma das opções de pagamento e se apresentar em uma Autoridade de Registro, levando os documentos pessoais necessários para a autenticação. A emissão de certificado para Pessoa Jurídica requer a apresentação dos seguintes documentos: registro comercial, no caso de empresa individual; ato constitutivo, estatuto ou contrato social; CNPJ e documentos pessoais do responsável.

Qual a diferença entre o tipo A1 e do tipo A3?
A principal diferença entre o certificado do tipo A1 e A3 é que o tipo A1 é um certificado digital armazenado em um computador ou pen drive, e o tipo A3 é um certificado digital armazenado em uma mídia com chip na forma de um token usb ou cartão Smart Card, todos com segurança criptográfica, isso quer dizer, muito mais seguro. Ambos os tipos de certificado garantem a autenticidade de uma pessoa física ou jurídica no meio eletrônico.

O que é Mídia Armazenadora?
É um dispositivo de hardware que tem como função a guardar e proteger chaves criptográficas, como por exemplo, uma assinatura ou certificado digital.

O que é um Token?
O token é um hardware capaz de gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais. Uma vez geradas as chaves, estas estarão totalmente protegidas, pois não será possível exportá-las ou retirá-las do token (seu hardware criptográfico), além de protegê-las de riscos como roubo ou violação.

O que é um Cartão Smart Card?
Assim como o Token, o Cartão Smart Card tem como função gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais. Com a utilização do Cartão Smart Card, uma vez geradas essas chaves, elas estarão totalmente protegidas, mesmo que o computador seja atacado por um vírus ou um hacker.

O que é um Leitor de Cartão Smart Card?
É o equipamento responsável por fazer a leitura dos certificados digitais que ficam armazenados dentro dos Cartões Smart Card. A utilização do termo Gravador, é devido a gravação do certificado no cartão Smart Card, pois o cartão é vendido em branco, sendo necessário então a solicitação de um certificado, e posteriormente a gravação do mesmo no cartão.
Comprar Mídia Armazenadora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.